sábado, 2 de abril de 2011

Como Estrelas na Terra - Toda Criança é Especial, de Aamir Khan


Muito lindo! Maravilhoso filme de Bollywood, que não deixa nada a desejar para Hollywood! Amei... e chorei muito também...
O filme conta a história de Ishaan Awasthi, um menino de 9 anos que é dislexo e, por isso, sofre na escola, que não entende seu problema e acha que ele é preguiçoso e rebelde. Ishaan já repetiu o terceiro período (do sistema educacional indiano) e está a ponto de repeti-lo outra vez, pois a escola só reclama de suas atitudes e sua professora diz que não houve melhora nenhuma de um ano para outro. Para tentar resolver o problema de "indisciplina" do filho, o pai de Ishaan o leva para um colégio interno, aonde ele não queria ir de jeito nenhum, pois achava que só ia para lá quem estivesse de castigo, já que ficaria longe da família. Porém, ele teve de ir de qualquer modo e quando chega lá (uma das partes mais tristes do filme, quando eu chorei muito...) fica se sentindo abandonado, como se sua família estivesse se livrando dele. Mesmo nesse colégio interno Ishaan continua sofrendo, pois os professores não percebem seu distúrbio e continuam a tratá-lo como se fosse um menino estúpido, rebelde e preguiçoso. Ele, então, fica cada vez mais deprimido e se fecha em si mesmo, não fazendo mais nada e não falando com mais ninguém, até que chega o professor substituto de artes, que, por ter sofrido de dislexia na infância também, entende o que ele está passando e começa a ajudá-lo, abrindo o entendimento do diretor e dos outros professores do colégio e também dos pais de Ishaan, explicando o problema para eles e tentando fazê-los ver como Ishaan sofria. Esse professor acaba por melhorar a auto-estima do menino, ajudando-o a superar a dislexia, e descobrindo seu grande talento: a pintura.
Um dos filmes mais emocionantes a que eu já assisti! São 2h30 de duração que você não vê passar e quando chega no final, você tem a sensação de ter assistido a uma obra-prima do gênero.
Como Estrelas na Terra - Toda Criança é Especial entrou na minha lista de melhores filmes e acho que entrará na sua também! Assista e se emocione, e também aprenda um pouco sobre a dislexia, para que mais crianças não sofram como Ishaan sofreu por causa da ignorância a respeito do assunto.
Um filme indiano simplesmente genial...

2 comentários: