sexta-feira, 18 de março de 2011

Os Homens que não Amavam as Mulheres, de Stieg Larsson

Acabei de ler Os Homens que não Amavam as Mulheres. É muito bom! A história é diferente, original e surpreendente.
Eu imaginava uma história completamente diferente e pensava que o livro seria melhor, mas ainda assim, eu gostei bastante. Eu acho também que as primeiras 70 páginas poderiam ter sido resumidas em umas 10, porque achei o começo bem maçante, com todas aquelas descrições da área econômica, mas, enfim, o resto da história é empolgante e nos deixa com vontade de saber o que vai acontecer no final.
A história desse livro é um enigma a portas fechadas (aquele tipo de romance polical conhecido como "quarto trancado"). Passa-se na vizinhança de Hedestad, Suécia. Em 1966, Harriet Vanger, que era a herdeira do império industrial da família, some sem deixar vestígios. No dia de seu desaparecimento, o acesso à ilha onde ela e vários membros de sua família estavam, estava bloqueado por causa de um acidente na ponte. Desde então, a cada ano, Henrik Vanger, o velho patriarca da família, recebe uma flor emoldurada de presente no dia do seu aniversário - o mesmo presente que Harriet lhe dava até desaparecer. Ele, então, fica convencido de que ela foi assassinada e de que alguém da família Vanger a matou. Por isso, contrata um jornalista econômico da Revista Millennium que está sendo processado (injustamente) por difamação, Mikael Blomkvist, para investigar o caso e, ao mesmo tempo, escrever um livro com a história da família Vanger, oferecendo em troca informações que podem fazer com que Mikael possa conseguir "limpar sua barra" e reerguer sua revista.
É um bom livro e, para quem gosta de suspense e de tramas cheias de reviravoltas, Os Homens que não Amavam as Mulheres é um prato cheio!

2 comentários:

  1. Oi, Tally, amei seu blog. Achei muito criativo e as dicas de leituras são geniais. Hoje comecei ler "A Prova é a testemunha" de ILana Casoy. è a narração do julgamento dos NArdoni. Estou vidrada. Recomendo.

    ResponderExcluir
  2. Que bom, Jaque! Obrigada! E obrigada pela dica de leitura também!

    ResponderExcluir